Julio Bratz Lamb

Message26.01.2017

O presente relatório objetiva colocar de forma sucinta o resumo das atividades realizadas em Gummersbach, Alemanha, no seminário intitulado “Political Avenues to Opening Markets and Promoting  Entrepreneurships” que se realizou entre os dias de 30/10/2016 e 11/11/2016 na referida cidade.

Conteúdo e objetivos:

O conteúdo apresentado foi de extrema relevância para a formação e entendimento das pessoas ali participantes sobre o papel do empreendedorismo nas nações assim como da importância da abertura de mercado, galgada nos princípios do liberalismo, de forma a promover o empreendedorismo e o enriquecimento da sociedade como um todo.

Durante o seminário tivemos a oportunidade de conviver com 26 participantes, de 21 nações diferentes, de forma que foi extremamente enriquecedor a troca de conteúdo entre os participantes, mais ainda a oportunidade de aprender sobre a realidade de cada nação ali representada. Os participantes representavam a liderança de suas áreas de atuação, seja no meio político ou think tanks, de forma que o conteúdo ali trocado era sempre de extrema qualidade.

Além disso, tivemos a oportunidade de aprender com os mediadores sobre princípios do liberalismo e sobre condições propícias para a criação, existência e manutenção de empreendedores. Tivemos também a oportunidade de ouvir uma palestra, com perguntas posteriores, do prefeito da cidade de Diepholz/Alemanha, assim como participar de uma palestra com um empreendedor em Hamburgo, ambas atividades de suma importância para o entendimento da cultura local e boas práticas locais para fomentar a criação de riqueza e o empreendedorismo, assim como podemos ver também as dificuldades locais que são existentes para promoção do empreendedorismo local.

Conclusão: O seminário promovido pela Naumann superou as expectativas que eram esperadas, além de ter promovido um rico intercâmbio de ideias e culturas, além de ter permitido um aprofundamento nos conteúdos de liberdade e empreendedorismo.