Laura Lisboa

Message26.01.2017

Participei do seminário Leadership For Young Leaders em Gummersbach, na Theodor Heuss Academy, dos dias 17 a 29 de abril, e devo dizer que foi uma das melhores experiências que já tive.

Nestas duas semanas nos engajamos em diversas atividades de desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, conduzidas com excelência pelas facilitadoras Petra Pabst e Marike Groenewald desde a fase online do programa. Destaco aqui os exercícios de branding, no qual procuramos criar nossa marca pessoal, o foco no Golden Circle, que nos convidou a pensar na nossa motivação para seguir com nossos projetos e o teste de personalidade, que nos ajudou a definir nossas características como líderes. O espírito de equipe esteve presente em todos os trabalhos, ajudando a criar um aço entre os participantes. Apesar da maioria das atividades terem sido realizadas em grupo, a individualidade e o espaço para aprendizado pessoal nunca foram deixados de lado. Como o seminário foi realizado em inglês e espanhol, o trabalho dos tradutores Pablo e Dieter, que nos acompanharam durante todo o tempo, foi essencial para manter a coesão e envolvimento do grupo.

Dos pontos altos do seminário, destacam-se as excursões à Cologne e  Berlim, respectivamente. Na primeira, fomos convidados a passar um dia conhecendo a cidade com liberdade para fazer o que desejássemos, porém, tendo uma atividade em mente: observar o ambiente, a cultura local, e apontar possíveis obstáculos a serem resolvidos pelos policy makers em relação à cidade, como a ausência de banheiros públicos, por exemplo.

Berlim, por sua vez, foi uma atração à parte. Durante 4 dias exploramos a cidade, conhecemos a história através de um tour guiado e conversamos com diversos líderes do meio político e empresarial, como Marcus Wöhrl, CEO da cadeia de hotéis Dormero. O momento mais marcante foi a Convenção do Freie Demokraten, na qual conhecemos o partido e diversos de seus membros, ouvimos o poderoso discurso do Federal Chairman Christian Lindner e fizemos contato com jovens liberais do Junge Liberale. A visita ao Reichstag Dome, que nos deu uma visão privilegiada da cidade e da história alemã, fechou a viagem impecavelmente. No caminho de volta a Gummersbach, paramos em Weimar, uma cidade de importância histórica para a proclamação da República e lar de notáveis nomes da cultura alemã.

O seminário não poderia ter sido realizado com tamanha excelência, se não fosse a organização e estrutura do Instituto Naumann. A academia supera as expectativas em todos os sentidos, e o cuidado com os participantes é evidente em cada detalhe, desde os quartos que são individuais e muito confortáveis, passando pelas salas de seminário, áreas de convivência e refeitório. As refeições são deliciosas e preparadas com zelo a demandas especiais dos participantes, a limpeza é impecável e todos da equipe são muito atenciosos, desde os funcionários do Brasil que nos acompanharam durante todo o processo até conhecermos os da academia.

Além do aprendizado e de todas as lições sobre liderança, o seminário me deu a oportunidade de conhecer mais sobre diversas culturas e política internacional. Para minha vida profissional e acadêmica o ganho é evidente, porém, mais do que isso, levo experiências incríveis para minha vida pessoal. Criamos uma relação de amizade muito legal entre o grupo, e ainda mantemos contato uns com os outros diariamente. Foi um prazer imenso conviver com pessoas que se tornaram especiais, e ter vivido momentos inesquecíveis. Deixei Gummersbach com uma grande sensação de gratidão e saudade, e espero que a IAF prospere cada vez mais para continuar proporcionando experiências como essa para muitos outros líderes ao redor do mundo.