Marcelo Costa

Message02.02.2017

Tive a oportunidade de participar do Seminário na IAF em Gummersbach focado em Planejamento Estratégico para partidos políticos. Além do tema ser muito pertinente para o momento do NOVO, o seminário foi bastante útil para validar alguns conceitos e também para aprender novos conceitos e metodologias que nos ajudarão a ter sucesso nessa primeira eleição.

A troca de experiência com indivíduos de mais de 20 países é extremamente valiosa. Entender a realidade desses países, seus casos de sucesso, dificuldades, organização interna, desafios, contexto social e realidade econômica me ajudaram muito a identificar como melhor atuar no Brasil.

A estrutura da academia é realmente excelente: favorece bastante o aprendizado e oferece todo o conforto para os participantes. As acomodações são ótimos; as refeições deliciosas, fartas e sempre nos horários exatos; as salas para recreação e exercícios ajudam a relaxar tendo em vista a rotina pesada dos treinamentos; espaços verdes e visuais impressionantes, principalmente ao nascer e pôr-do-sol, trazem inspiração e bons momentos de reflexão; além disso o bar garante a diversão para aqueles que gostam de curtir um pouco a noite e se deliciar com a famosa cerveja alemã.

No primeiro dia formos recebidos pela Diretora do IAF Betina Solinger, pelos facilitadores Wulf Pabst e Nick Clelland e pelo assistente do seminário Julios Bernauer. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor os participantes, a  agenda e a equipe da IAF.  Apesar do cansaço da viagem, a curiosidade e as conversas com os participantes nos ajudaram a manter o interesse.

Nos dias posteriores trabalhamos com uma alternância muito proveitoso de teoria e prática. A teoria foi baseada nas diferentes etapas do planejamento estratégico que listo abaixo. Já na parte prática trabalhei com o caso do Partido Republicano da Geórgia, utilizávamos esse caso para aplicar em uma situação real o que aprendemos nas sessões teóricas.

  1. Definição da meta
  2. Análise de contexto
  3. Definição da estratégia
  4. Planejamento da estratégia
  5. Controle e avaliação

Fizemos também em um outro trabalho uma análise da situação do FDP na Alemanha e cada grupo apresentou suas propostas. Eu fui o escolhido no meu grupo para fazer a apresentação para o membro do parlamento que foi representar o FDP nesse dia do Seminário. Essa oportunidade me deixou bastante orgulhoso.

É bom ressaltar que no meio do treinamento a IAF ofereceu um tour a Colônia. Devido a alguns compromissos profissionais e do partido no Brasil, fiquei na academia para realizar algumas tarefas; no entanto, aqueles foram visitar Colônia voltaram muito entusiasmados. A Alemanha é mesmo uma país muito bonito e muito interessante para se estudar mais. Temos muito o que aprender com eles.

Agradeço imensamente a oportunidade dada pelo Instituto Friedrich Naumann no Brasil. Acredito ter representado bem nosso país, nosso partido e ter contribuído para o aprendizado dos outros participantes. Os facilitadores foram excelentes nas suas colocações, uma dupla que se complementa de maneira impressionante, e que realmente contribuíram muito para o sucesso do seminário.

Gostaria de agradecer também a Beate Forbriger e a Cidália Achten pela incrível oportunidade e por todo o apoio antes do seminário. O trabalho que vocês realizam é algo realmente importante para um mundo melhor.